Ensino as vogais, as consoantes, os ditongos, as unidades, as dezenas e as centenas, o “e vai um”, o corpo humano.
E penso… como é que eu aprendi isto tudo? Quero dizer… que método usou a minha professora para me ensinar essas coisas? Porque nessa altura ainda não se falava no lúdico. A didáctica era feita basicamente a reguadas. Estas não eram anti pedagógicas e quem as levou parece exibir uma espécie de orgulho por tê-las levado. Não ficou trauma.
Em quatro anos de escola primária levei uma reguada. Injustamente. Deixei cair um lápis a meio de uma explicação da professora.
A régua tinha usos muito abrangentes. Além de controlar comportamentos desviantes, de distinguir classes sociais, era também o “apoio educativo” e o “ensino especial”para dificuldades de aprendizagem.
Ainda bem que a régua desapareceu dos estabelecimentos escolares pelo seu uso indevido.
Contudo, verificando-se actualmente que houve um salto da indisciplina para a violência na escola, que afecta bastante a relação pedagógica, algo mais será preciso que o simples sermão porque ralhar não dói.
De
António a 18 de Outubro de 2008 às 13:54
Minha querida!
Mudam-se os tempos...mudam-se as vontades!
Eu apanhei pancada de criar bicho.. ah ah ah
Reguadas, bofetadas, puxões de orelhas...
Mas não fiquei traumatizado e acho que me ajudaram a aprender.
Como tu dizes: tenho um certo orgulho em ter apanhado pancada.
Talvez porque também me ensinou a saber sofrer.
E, na vida, há muitos momentos em que sofremos a valer e temos de vencê-los.
Gostei!
Beijinhos
Mudaram-se os tempos e também a vontade de aprender. Também não é preciso muito para aquilo que se exige a uma passagem de ano. Pior é a indisciplina e a violência que parece muito mais enraizada e essa não é ensinada na escola mas levam-na para a escola. São tempos diferentes que o furtuo fará justiça.Bjs
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